top of page
Porquê uma "Semana de sensibilização para a Mediação"?

A Mediação de conflitos, reconhecidamente, fornece soluções que satisfazem as partes envolvidas com custos reduzidos, sendo as questões geralmente resolvidas com maior rapidez, evitando interrupções nos negócios, e eliminando ou minorando os efeitos debilitantes do conflito nas relações profissionais e pessoais.

Disputas comerciais, de local de trabalho, comunitárias, e de família, custam milhares de milhões de euros por ano em taxas judiciais e outros. As consequências de 'perder' um pleito podem ser catastróficas para negócios e indivíduos.Indivíduos e empresas do setor privado têm muito a ganhar com o uso de mediação como seu primeiro ponto de referência.

No entanto, tanto os profissionais da Justiça, como os cidadãos, em geral, continuam a desconhecer em grande medida o que é a Mediação de conflitos (e outros meios extrajudiciais de gestão de conflitos), bem como as mais-valias que têm para para as partes  litigantes como para os seus representantes/mandatários, tanto na fase pré-Judicial como na Judicial. Sobretudo, muitos desconhecem quem a presta, e como a ela podem recorrer!

 

A semana da sensibilização para a mediação 2016  (de 8 a 14 de outubro), vai tentar suprir esta(s) lacuna(s) e fornecerá a todos uma oportunidade para entender os benefícios e a utilidade da mediação.

 

Para tal, neste período realizar-se-ão diversos eventos, incluindo palestras, simulação de mediações presenciais e on-line, workshops interativos,  videoconferências.

 

A mesma semana no Reino Unido é promovida por entidades, como o Colégio dos Mediadores e o Instituto de Internacional de Mediação entre outros (ver lista).

 

Este evento é promovido em Portugal, Brasil e outros países da América do Sul, por Peaceful Resolution com parceiros locais (ver lista).

 

Convidamos todos a comparecerem nos locais aqui anunciados e que coloquem as vossas questões, deem sugestões e façam críticas! Sobretudo que se informem e participem.

A organização.

bottom of page